Banner CelularBanner PC

São Bento do Sul recebe capacitação docente sobre questões socioemocionais com programa internacional

São Bento do Sul recebe capacitação docente sobre questões socioemocionais com programa internacional

Nos dias 17 e 18 de março, São Bento do Sul será palco da capacitação “O caráter conta”, promovida pela Amunesc (Associação de Municípios do Nordeste de SC). O evento busca aprimorar as práticas pedagógicas dos docentes na área socioemocional, preparando-os para fortalecer valores essenciais na formação dos estudantes.

O programa foi desenvolvido pela Universidade Virginia Tech, dos Estados Unidos, e trabalha com os quatro pilares do desenvolvimento humano: cabeça (Head), mão (Hand), coração (Heart) e saúde (Health). O objetivo é capacitar os professores para que, além do conhecimento acadêmico, possam ensinar os alunos a tomar decisões saudáveis, desenvolver senso de pertencimento e engajamento na comunidade, além de promover uma mentalidade de crescimento e bem-estar.

A capacitação atenderá diretamente 240 professores dos nove municípios da Amunesc, que posteriormente multiplicarão o conhecimento para suas redes de ensino. O evento conta com o apoio da Secretaria de Estado da Educação, das Secretarias Municipais de Educação, Univille, SENAC e Udesc.

O prefeito de São Bento do Sul, Antonio Tomazini, destacou a importância da capacitação para os docentes e agradeceu a parceria das instituições envolvidas:

“Sabemos que a educação vai além do ensino acadêmico. É fundamental prepararmos nossos jovens para serem cidadãos conscientes, éticos e comprometidos com a comunidade. A capacitação ‘O caráter conta’ vem para reforçar esse propósito, trazendo um programa internacional reconhecido. Agradeço à Amunesc por essa iniciativa e à Univille, que mais uma vez abre suas portas para um evento tão significativo para a educação.”

O impacto do programa na formação dos jovens

O professor Geremi, da Universidade Virginia Tech, ressaltou a relevância do programa na formação integral dos estudantes:

“O programa trabalha com os quatro pilares: conhecimento, conexão emocional, habilidades práticas e bem-estar. Quando oferecemos oportunidades aos jovens em um ambiente acolhedor, eles se sentem pertencentes e engajados, tornando-se mais confiantes e esperançosos sobre seu futuro. Estudos demonstram que participantes deste programa têm quatro vezes mais chances de se tornarem cidadãos produtivos e atuantes na comunidade. Nosso objetivo é formar jovens prontos para conquistar e se tornarem cidadãos do mundo.”

A capacitação acontece nos dias 17 e 18 de março na Univille São Bento do Sul e segue para Joinville nos dias 19 e 20, no SENAC.

João Vianna

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *