Como serão usadas 76 mil toneladas de concreto em construção de ponte em SC

Estrutura terá quase mil metros de extensão
A construção da Ponte Joinville, em andamento desde o primeiro semestre do ano passado, deverá utilizar 76 mil toneladas de concreto até a conclusão, prevista para maio de 2026. O canteiro de obras foi visitado nesta quarta-feira por um grupo de vereadores. A fase de maior uso do concreto começa entre junho e julho, conforme foi informado aos parlamentares. A ponte de 980 metros de extensão vai custar R$ 311,8 milhões, em contratação feita pela prefeitura.
O concreto está sendo usado nas estacas, no preenchimento das estruturas metálicas conhecidas como camisas. Essa fase está em andamento. As aduelas, estruturas que vão formar a estrutura do vão central, serão montadas em concreto, com lançamento do material em formas metálicas. Parcela do concreto será usado na fabricação de peças pré-moldadas, como as vigas. O canteiro de obras conta com áreas específicas para a produção dessas peças.

A mesoestrutura da ponte, com construção de blocos e pilares com auxílio dos equipamentos cantritravel, terá utilização de concreto. A movimentação nas obras será por meio de guindastes em esteiras. A superestrutura da construção, por onde passarão as pistas de tráfego, também terá materiais de concreto, como vigas longitudinais e placas de pavimento. O sistema de drenagem da ponte usará concreto. O material terá ainda outros usos.
Fonte: NSC