Papa Leão XIV afirma que fundação da família é “união entre homem e mulher”

O Papa Leão XIV afirmou em discurso nesta sexta-feira (16) que a família é “fundada na união estável entre um homem e uma mulher”. A fala ocorreu em um pronunciamento a diplomatas no Vaticano.
A afirmação do novo papa foi encarada como um gesto à ala conservadora da Igreja Católica. No discurso, Leão XIV considerou o casamento heterossexual como um “fundamento” da família, que pode receber ações de gestores públicos.
— É responsabilidade dos governantes trabalhar para construir sociedades civis harmoniosas e pacíficas. Isso pode ser alcançado, acima de tudo, investindo na família, fundada na união estável entre um homem e uma mulher — afirmou.
O Papa Leão XVI também reafirmou a posição da Igreja Católica contra o aborto. O norte-americano ainda não havia feito declarações públicas sobre casamento após assumir o Vaticano. O antecessor, papa Francisco, também havia afirmado que a Igreja Católica não poderia aceitar o casamento entre pessoas do mesmo sexo, mas autorizou que líderes religiosos façam bênçãos a casais homoafetivos, com declarações mais receptivas a esse público.
O novo papa também falou aos diplomatas sobre imigração. Crítico do governo de Donald Trump, que tem promovido deportações de imigrantes nos Estados Unidos, Leão XIV disse que a dignidade dos migrantes precisa ser respeitada.
— Todos nós, ao longo de nossas vidas, podemos nos encontrar saudáveis ou doentes, empregados ou desempregados, vivendo em nossa terra natal ou em um país estrangeiro, mas nossa dignidade permanece sempre inalterada. É a dignidade de uma criatura querida e amada por Deus — disse.
Conteúdo: NSC