Banner CelularBanner PC

Com UTIs lotadas, vacinação contra gripe em Balneário Camboriú e Itajaí fica abaixo de 30%

Com UTIs lotadas, vacinação contra gripe em Balneário Camboriú e Itajaí fica abaixo de 30%

Campanha contra a gripe segue até 30 de maio com horários estendidos nas unidades de saúde

Mais de 3 mil pessoas procuraram as unidades de saúde de Balneário Camboriú e Itajaí no último sábado (10) durante o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. A mobilização, que abriu a vacinação para toda a população com mais de seis meses de idade, teve como foco aumentar a cobertura vacinal e prevenir casos graves de gripe e Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).

Em Balneário Camboriú, 2.034 pessoas se vacinaram no sábado. Desde o início da campanha, 16.702 doses já foram aplicadas, sendo 10.259 destinadas aos grupos prioritários, 8.834 idosos, 1.268 crianças e 157 gestantes, o que representa 26,31% da meta nacional.

A vacinação é gratuita e continua até o dia 30 de maio em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), com horários estendidos nas unidades Central (às segundas) e Bairro das Nações (às quartas), até às 20h30.

Além da vacinação, o Dia D em Balneário Camboriú ofereceu diversos serviços gratuitos, como consultas clínicas, exames preventivos, saúde bucal, auriculoterapia e atividades lúdicas para gestantes e crianças, ampliando o acesso à saúde para quem não consegue atendimento durante a semana.

— A vacinação é a melhor forma de evitar complicações da gripe, especialmente neste momento em que há aumento dos casos respiratórios — reforça a secretária de Saúde de Balneário Camboriú.

Já em Itajaí, o Dia D contou com a participação de mais de 300 profissionais de saúde em 30 unidades abertas, resultando em 1.760 doses aplicadas contra a gripe no sábado.

Desde o início da campanha, o município já aplicou 8.200 doses da vacina contra a influenza, além de 1.300 de rotina, somando 10.100 doses apenas no Dia D. A cidade também atingiu 27% da meta de vacinação, que é de 90%, conforme a Diretoria de Vigilância Epidemiológica.

A secretária de Saúde de Itajaí, alerta para a gravidade da Síndrome Respiratória Aguda Grave, que tem lotado UTIs no Estado:

— A vacinação é essencial para reduzir internações. Estamos com horário estendido até 19h30 durante a semana para facilitar o acesso da população — afirma.

A campanha de vacinação ocorre em um momento crítico para o sistema de saúde de Santa Catarina. Dados recentes do Centro de Informações Estratégicas para a Gestão do SUS (Cieges SC) indicam que a macrorregião da Foz do Rio Itajaí, que inclui Balneário Camboriú e Itajaí, estão com 100% dos leitos de UTI ocupados.

A situação é agravada pelo aumento dos casos de doenças respiratórias, como a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), que têm levado a um aumento significativo nas internações hospitalares.

A Secretaria de Estado da Saúde alerta para a importância da vacinação como forma de prevenir casos graves e aliviar a pressão sobre o sistema de saúde.

A vacina contra a gripe protege contra os principais subtipos do vírus da gripe (Influenza A H1N1, H3N2 e Influenza B) e pode ser tomada mesmo em caso de sintomas leves, desde que sem febre.

A campanha segue em todo o Brasil até o fim do mês, com expectativa de ampliar a cobertura vacinal e conter o avanço das doenças respiratórias no outono.

Conteúdo: NSC

João Vianna

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *