Banner CelularBanner PC

DETRU recebe nova máquina de pintura termoplástica e prevê mais economia e durabilidade nas sinalizações viárias

DETRU recebe nova máquina de pintura termoplástica e prevê mais economia e durabilidade nas sinalizações viárias

O Departamento de Trânsito Urbano (Detru) de São Bento do Sul acaba de receber um importante reforço para os trabalhos de sinalização viária: uma nova máquina de pintura termoplástica a quente, conhecida como fusor termoplástico.

A tecnologia funciona como uma caldeira, atingindo temperaturas entre 250 e 300 graus para derreter o material em pó que se transforma na tinta utilizada nas sinalizações horizontais. O principal uso da nova máquina será a pintura de faixas de pedestres e sinalizações de “PARE” em cruzamentos da cidade.

Entre os principais diferenciais em relação ao método tradicional de pintura a frio está a durabilidade e a agilidade. Enquanto a tinta fria exige reaplicação a cada 3 a 4 meses, a tinta termoplástica quente tem vida útil estimada entre 3 a 5 anos. Além disso, o tempo de secagem é significativamente menor — cerca de 5 minutos — permitindo que a via seja liberada quase imediatamente após a aplicação.

A economia gerada também será significativa. Uma lata de tinta fria, que cobre uma faixa, custa em média R$240. Já o saco de extrudado termoplástico de 25 kg, ao custo de R$149, permite a pintura de duas faixas. Em uma projeção simples, a longo prazo, o município poderá economizar expressivamente com a redução na frequência de repintura e no custo por aplicação.

Nas próximas semanas, a máquina passará pelo processo de emplacamento e os servidores do Detru serão capacitados para operar o equipamento, com previsão de início das atividades em cerca de 15 dias.

João Vianna

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *