GAECO e a Polícia Militar Ambiental deflagram operação contra grupo responsável por desmatar ilegalmente área de Mata Atlântica em Santa Catarina

Com o emprego de 60 policiais militares ambientais e 14 viaturas, estão sendo cumpridos 7 mandados de busca e apreensão na região Santa Terezinha também foi alvo da operação
Na manhã desta terça-feira (27), a Polícia Militar Ambiental de Santa Catarina, com apoio do Ministério Público e do Gaeco, deflagrou a Operação Silvam Vindicat no município de Santa Terezinha. A ação tem como foco o combate a uma organização criminosa envolvida na extração ilegal de madeira nativa em área de Mata Atlântica, especialmente na Fazenda Parolin, que possui cerca de 12 mil hectares.
A expressão “Silvam Vindicat”, do latim, pode ser interpretada como “A floresta reinvidica”, aludindo a natureza que busca sua justiça, exatamente no dia em que se celebra a mata atlântica (27 de maio).
Com o emprego de 60 policiais militares ambientais e 14 viaturas, estão sendo cumpridos 7 mandados de busca e apreensão na região, emitidos pela Justiça. A investigação apontou o desmatamento ilegal de mais de 1.200 hectares, além do uso de estruturas ilegais como serrarias móveis, acessos clandestinos e depósitos escondidos na mata. Ao longo dos anos, desde 2007 até hoje, já foram feitas mais de 31 autuações na área pela Polícia Militar Ambiental. Ainda assim, a continuidade das ocorrências e o indício de uma organização clandestina com o intuito de devastar a área exigiram a execução da presente Operação.
A operação revelou ainda a ocorrência de violência, fraudes fundiárias e sabotagens contra o projeto da futura Reserva Ecológica Parolin. A ação está sendo reforçada com o apoio da Aeronave Águia do Batalhão de Aviação da PM.
GAECO e a Polícia Militar Ambiental deflagram operação contra grupo responsável por desmatar ilegalmente área de Mata Atlântica em Santa Catarina
Foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão, com foco na apreensão de equipamentos destinados à extração ilegal de madeira e equipamentos eletrônicos dos investigados.
O Procedimento Investigatório Criminal é conduzido pela Promotoria de Justiça da Comarca de Rio do Campo e, de acordo com a investigação, revelou a existência de um grupo criminoso estruturado, dedicado à extração e comercialização ilegal de madeira nativa no coração da Mata Atlântica, no município de Santa Terezinha, Alto Vale do Itajaí.
Durante a operação foram apreendidos caminhões, tratores, equipamentos, madeira e armas de fogo.
A Polícia Militar Ambiental apontou que uma área de aproximadamente 1.276 hectares já foi desmatada clandestinamente, pelo suposto grupo, com o envolvimento de dezenas de indivíduos. Suspeita-se que o grupo se utiliza de serrarias móveis, tratores, veículos adaptados para transporte ilegal, depósitos camuflados na mata e até acessos clandestinos para escoamento da madeira.
Operação “Silvam Vindicat”
A expressão “Silvam Vindicat”, do latim, pode ser interpretada como “A floresta reinvidica”, aludindo a natureza que busca sua justiça, exatamente no dia em que se celebra a mata atlântica.
Dia da Mata Atlântica
27 de maio é o Dia Nacional da Mata Atlântica. O dia da Mata Atlântica é uma data comemorativa para celebrar a segunda maior floresta tropical do Brasil. A Mata Atlântica é a segunda maior floresta tropical do Brasil, ela compreende cerca de 15% do território brasileiro. Inicialmente, o bioma chegava a ocupar mais de 1.3 milhões de km². Atualmente, apenas 29% das regiões brasileiras é coberta por vegetação original.
GAECO
O Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) é uma força-tarefa conduzida pelo Ministério Público de Santa Catarina e composta pela Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Penal, Receita Estadual e Corpo de Bombeiros Militar. Tem como finalidade a identificação, prevenção e repressão às organizações criminosas.
Fonte: Comunicação Social do MPSC