Mais de 100 espaços públicos irregulares deverão ser desocupados em Florianópolis

Mais de 100 espaços públicos irregulares deverão ser desocupados em Florianópolis

Mais de 100 espaços públicos ocupados para exploração comercial ilegalmente deverão ser desocupados e regularizados em Florianópolis, a partir de um termo de ajustamento de conduta (TAC) proposto pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) e assinado pela prefeitura da Capital.

Com o acordo, Florianópolis terá até 360 dias para regularizar ocupações e lançar licitações conforme a nova Lei de Licitações. O rol é vasto: são quiosques e trailers em praças e calçadas, lojas e boxes – incluídos espaços no Mercado Público do Estreito e na antiga rodoviária – envolvendo todo tipo de comércio.

Segundo o inquérito civil conduzido pela 31ª Promotoria de Justiça da Capital, muitos desses espaços vêm sendo utilizados de forma lucrativa, sem contrapartida ao Município e contrariando a Lei de Licitações e Contratos Administrativos (Lei n. 14.133/2021), que exige processo licitatório para concessão e permissão de uso de bens públicos.

A prefeitura da Capital reconheceu as irregularidades e se comprometeu a notificar os ocupantes ilegais em até 180 dias e a promover a desocupação dos imóveis em até 360 dias. Caso a administração municipal considere viável a continuidade da exploração econômica desses espaços, deverá realizar licitação pública no mesmo prazo.

O TAC prevê, ainda, multa diária de R$ 5 mil em caso de descumprimento injustificado das obrigações, valor que será revertido ao Fundo para Reconstituição de Bens Lesados.

A desocupação dos espaços visa não só à correção das irregularidades detectadas, mas também à regularização da ocupação, ao planejamento adequado e ao uso ordenado dessas áreas, possibilitando também a instalação de novos projetos, equipamentos ou serviços que atendam de forma mais eficiente às necessidades da população, conforme as prioridades do Município.

Conteúdo: OCP NEWS

João Vianna

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *