Museu da Paz, em Jaraguá do Sul, recebe exposição da FEB sobre final da Segunda Guerra Mundial

Museu da Paz, em Jaraguá do Sul, recebe exposição da FEB sobre final da Segunda Guerra Mundial

Jaraguá do Sul vai receber uma exposição sobre a história da Força Expedicionária Brasileira (FEB) na reconstrução da paz, após o fim da Segunda Guerra Mundial, em 1945. A mostra vai ficar disponível no Museu da Paz, localizada na rua Getúlio Vargas, número 405 , até dia 7 de junho.

Depois dos combates, os pracinhas brasileiros permaneceram por vários meses em solo italiano, assumindo novas funções em uma Europa devastada. Sua missão passou a ser a reconstrução da paz, auxiliando na reorganização das cidades, oferecendo ajuda humanitária e mantendo a ordem em um país marcado pela destruição.

A mostra apresenta uma seleção de documentos originais que retratam o cotidiano dos soldados em um período de transição. Cartas e cartões-postais revelam sentimentos de saudade e esperança. Há, também, licenças e salvo-condutos, ou seja, documentos que autorizam o trânsito livremente, além de fôlderes turísticos, ingressos de teatro e cinema, que demonstram o vínculo com a cultura local. Cédulas dos aliados refletem as adaptações econômicas do pós-guerra.

Cada item exposto testemunha a presença brasileira não apenas como força militar, mas como agente de solidariedade, reconstrução e diálogo. Mais do que relembrar feitos de bravura nos campos de batalha, a exposição homenageia o lado humano dos pracinhas, homens que, após a vitória, continuaram lutando, agora pela estabilidade e pelo recomeço.

Em meio às ruínas e ao silêncio do pós-guerra, a atuação dos pracinhas revelou o compromisso do Brasil com os ideais de paz e democracia. “Trata-se de uma oportunidade única de mergulhar em uma narrativa construída com papéis, memórias e gestos que também fazem parte da história da vitória“.

Conteúdo: OCP NEWS

João Vianna

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *