Operação combate rede de abusos em SC contra crianças no submundo digital

Ação autorizada pela Justiça de Blumenau visa coibir pornografia infantil; investigações seguem em sigilo
Intitulada Artemis II, uma operação foi deflagrada na manhã desta sexta-feira (16) com o objetivo de combater o armazenamento e o compartilhamento de material de abuso sexual infantil na internet.
A ação visa reprimir práticas que alimentam um mercado investidor de exploração infantojuvenil, protegendo os direitos garantidos pelo ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente).
A operação integra uma investigação conduzida pela 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Blumenau, com apoio do CyberGAECO, unidade especializada do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas).
Durante a ação, foram cumpridos um mandado de busca e apreensão e uma ordem de remoção de sigilo de dados telefônicos e telemáticos. As medidas foram autorizadas pela Vara Regional de Garantias da Comarca de Blumenau, com base no relatório de investigação elaborado pelo CyberGAECO.
A operação contou ainda com o apoio da Polícia Científica de Santa Catarina, garantindo a preservação da cadeia de custódia das provas coletadas.
As investigações seguem em sigilo, e novas informações serão divulgadas assim que houver autorização judicial.
Conteúdo: NDMAIS