Procuradoria promove ‘Apitaço’ em alusão ao Maio Laranja

Procuradoria promove ‘Apitaço’ em alusão ao Maio Laranja

Buscando trazer conscientização ao abuso sexual e a exploração de crianças e adolescentes, a Procuradoria da Mulher vai promover um ‘Apitaço’ nesta sexta-feira (16), às 9 horas, na Praça Jardim dos Imigrantes. A ação integra a programação do Maio Laranja, mês destinado à reflexão sobre o tema.

A iniciativa, de acordo com a procuradora Cátia Friedrich, foi uma sugestão da senadora Damares Alves, durante a viagem a Brasília, no encontro das Procuradorias da Mulher, em março. “A Procuradoria da Mulher tem como foco principal a mulher, porém não pode se calar quando as crianças sofrem e precisam ser ouvidas. A violência traz muito sofrimento para as famílias e nosso Apitaço tem que ganhar voz”, comentou. O evento, além do ato simbólico, contará com a fala de autoridades do município.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, entre 2015 e 2021, mais de 200 mil casos de violência sexual contra crianças e adolescentes foram registrados no Brasil, o que acende um alerta para a causa.  “Isso é um absurdo. Tem que haver um basta. Nossa união é mais do que necessária”, citou Cátia.

Em todo o país, 18 de maio é oficialmente o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A data relembra o caso Araceli Cabrera Sánchez, de uma menina de apenas 8 anos que foi sequestrada, violentada sexualmente e assassinada em 1973. Pensando na amplitude do tema, o mês laranja foi criado, a fim de trazer mais oportunidades de conscientização.

João Vianna

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *