Projeto da Semana da Mãe Atípica é aprovada em sessão

A sessão da Câmara de Vereadores de São Bento do Sul desta terça-feira (27), que foi adiantada para 16 horas por conta do evento Internacional Inova Summit, teve diversos projetos aprovados. Também, em decorrência do evento, a reunião das comissões permanentes foi cancelada, retornando normalmente na próxima terça-feira.
Um dos projetos do Executivo é o 54/2025, que altera a redação das leis 78/1967 e 10/1982 que criam o Arquivo Histórico e a Biblioteca Municipal. Os espaços são cuidados pela Fundação Cultural, entretanto, o ato não estava formalizado pela lei, visto que na década de 1980 a Fundação Cultural ainda não existia em São Bento do Sul. Com a aprovação, a formalização será feita.
Dois projetos do Legislativo foram aprovados nesta sessão. Um é o 21/2025, de autoria da vereadora Cátia Friedrich, que institui a Semana da Mãe Atípica em São Bento do Sul. De acordo com o documento, a iniciativa permite que atividades que busquem a valorização, apoio e inclusão das mães atípicas sejam criadas na última semana de novembro. O projeto engloba mães que possuem filhos com deficiências em geral. “O projeto evidencia o trabalho de mulheres que enfrentam desafios singulares na criação e cuidado de seus filhos”, afirmou.
O outro aprovado é o projeto 27/2025, de autoria da vereadora Zuleica Voltolini, que denomina Eugenio Grosskopf Rua do Município. Ela está situada no bairro Serra Alta, a quase 130 metros da Rodovia Carlos Zipperer Sobrinho. De acordo com a vereadora Zuleica Voltolini, Eugenio teve uma trajetória íntegra e, inclusive, de entrega árdua pela comunidade. Ele foi uma das pessoas que construíram a Igreja Matriz Puríssimo Coração de Maria, no Centro da cidade, na década de 1950. “Todo o legado que ele deixou aos familiares e comunidade é digno de reconhecimento. Ele era uma pessoa magnífica, que estava sempre disposto a ajudar as pessoas”, citou a vereadora, que também informou que a aprovação do nome fará com que a localidade seja regularizada.
Os vereadores Rodrigo Vargas, Gilmar Pollum, Terezinha Dybas e Joelmir Bogo participaram da Palavra Livre.