Projeto pela conscientização do meio ambiente é aprovado na Câmara Mirim

A sessão da Câmara Mirim de maio, ocorrida na quarta-feira (14), contou com a aprovação de diversas indicações e do primeiro projeto de lei da Legislatura. As matérias pedem melhorias em diversos pontos da cidade, bem como atenção a causas nobres, como o meio ambiente.
Antes da Ordem do Dia, o presidente Felipe Ozorio Schultz empossou a vereadora Maiara Bublitz Pereira, da Escola Municipal Rodolfo Berti. Na ocasião, os alunos do 8º ano do colégio foram convidados a assistir a sessão e prestigiaram a colega, que prometeu fazer um mandato responsável.
A discussão iniciou com a vereadora Stefany de Fátima Kuberesky, que falou sobre o projeto de lei 01/2025, o qual institui a Semana de Conscientização do Meio Ambiente nas escolas municipais. A iniciativa, segundo a adolescente, busca mudar o comportamento das pessoas com relação à natureza, a iniciar dentro do ambiente escolar. “O objetivo dele é levar a debate, através das unidades escolares, para então garantir a sustentabilidade junto ao desenvolvimento, assegurando uma educação formal em todos os níveis de ensino. O nosso desejo é que, capacitando os alunos, tenhamos uma participação ativa da comunidade em defesa do meio ambiente”, disse. Com a aprovação, o projeto será despachado para a Câmara, a fim de continuar os trâmites.
Nesta sessão, no total, 13 indicações foram apresentadas pelos vereadores Guilherme Fiamoncini, Maiara Bublitz Pereira, Hanna Catherine Rueckl, Beatriz Lima da Silva, Maria Clara Buttechewitz e Augusto Cesar Chaves. Os pedidos ao Executivo foram voltados à pavimentação de ruas, melhorias em espaços ao ar livre, no atendimento de saúde e na manutenção das escolas.
Os vereadores que participaram da Palavra Livre foram Maiara Bublitz Pereira, Stefany de Fátima Kuberesky, Augusto Cesar Chaves e Hanna Catherine Rueckl. Ao fim, o presidente convidou os presentes para a próxima sessão, no dia 11 de junho, às 15h30.