São Bento do Sul: Foco em prevenção e resposta a emergências climáticas

No último domingo (18), a Defesa Civil de Santa Catarina, em parceria com o Governo do Estado, promoveu o 1º Simulado Geral de Gestão de Desastres, coordenado pela Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil (SDPC). A ação contou com a participação de 295 municípios catarinenses e teve como objetivo aprimorar o planejamento e a resposta a situações de emergência e calamidade pública.
Em São Bento do Sul, o simulado foi realizado no formato de mesa, reunindo autoridades locais das 8h às 17h. Durante o encontro, foram abordados diversos cenários de risco, estratégias de resposta rápida e atualização do Plano de Contingência Municipal. O Grupo de Ações Coordenadas (GRACs), do município, foi composto por representantes do Poder Publico, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Científica, Celesc, entre outros.
“Agradeço a todos os envolvidos neste primeiro simulado. Foi um dia muito produtivo, onde tivemos a oportunidade de revisar e atualizar nosso Plano de Contingência. Precisamos estar sempre preparados para oferecer uma resposta rápida à população, especialmente em casos de alagamentos e deslizamentos, que são recorrentes em nossa cidade”, afirmou o prefeito Antonio Tomazini.
O Simulado, envolveu os Grupos de Ações Coordenadas (GRACs), responsáveis por atuar em situações de emergência nos municípios, além das Coordenadorias Regionais da Defesa Civil e parceiros das esferas estadual e federal. Segundo a organização, a contribuição de cada órgão é essencial para garantir a eficácia das ações em cenários reais de desastre.
O simulado marcou um passo importante para a integração e fortalecimento da cultura de prevenção e resposta a desastres em Santa Catarina, estado frequentemente atingido por eventos climáticos extremos.