Tarde cultural reúne artistas e encerra Semana da Saúde Mental em Joinville

Na Semana da Luta Antimanicomial, o Instituto Impar, de Joinville, lançou o projeto “Arte e Saúde Mental para Todos”, com uma tarde cultural realizada no dia 23 de maio no Espaço AZ. A ação marcou o fim da Semana da Saúde Mental da cidade e o início de uma série de atividades que ocorrerão até março de 2026. O evento teve entrada gratuita e contou com apresentações artísticas, oficinas, sarau, brechó e participação de usuários da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS).
O destaque foi o Grupo de Teatro Louco é Pouco, formado por artistas com e sem transtornos mentais, que apresentou a peça “O que você sabe sobre mim?”. Criado em 2023, o grupo já foi reconhecido como case de sucesso pelo Ministério da Saúde e Fiocruz.
O projeto terá mais de 10 ações, incluindo oficinas culturais, tardes culturais em unidades de saúde e formações que debatem o papel da arte na saúde mental. Também foram abertas seis vagas de estágio para estudantes de Psicologia.
O objetivo é promover o bem-estar por meio da arte, fortalecendo vínculos, reduzindo a ansiedade e ampliando o debate sobre saúde mental. O projeto é financiado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc e realizado pelo Ministério da Cultura com apoio da Secretaria de Saúde de Joinville.
Conteúdo: OCP NEWS