Viver é mover-se: uma reflexão sobre saúde e propósito

É bem provável que você já sentiu alguma dor no seu corpo. Seja na lombar, na cervical, no quadril ou em outras regiões. Algumas dores passam e outras persistem por anos, afetando não apenas o corpo físico, mas o emocional.
O que leva sentir e persistir a dor muitas vezes não é bem definido. Em muitos casos, não há causa especifica e essa dor se torna crônica. A nossa rotina, crenças, medos, posturas incorretas ou repetitivas e principalmente o sedentarismo, são os principais fatores que levam o corpo a assumir um novo padrão, com ações de dor.
O exercício físico bem planejado é o melhor caminho para o tratamento da dor crônica, segundo a ciência e segundo os fatos que visualizamos no nosso dia a dia profissional. Todas, absolutamente todas as demais intervenções, não são superiores aos efeitos dos tratamentos encontrados no movimento humano.
Sabemos que com o tempo perdemos massa muscular e nosso corpo já não é mais o mesmo. Não erre tentando ser o que era antes, acerte sendo o melhor que dá para ser nas condições de hoje. Basta mudar a chave e persistir atrás do que deseja, mesmo que o inicio seja desanimador.
Fortaleça seu corpo como um todo, levante do sofá, aceite o que a vida nos dá e tenha o compromisso com você para viver bem. Quanto mais saudável você é, mais o mundo ao seu redor agradece. Seu casamento, seus filhos, seus pais, seus amigos, seu trabalho.
Tudo se fortalece e o seu desempenho muda. O corpo aguenta, ele se adapta, ele é treinável. A caminhada é dura, mas deve ser enfrentado, senão paralisamos gravitando em torno do sofrimento e somos vencidos.
A única maneira de não sermos vencidos é tentando lutar. Somente neste caminho há a chance de vencer. Aceitar e se comprometer. Ser dedicado e regular. É levantar a cabeça e encarar, seja o que for que vier pela frente e tiver que enfrentar.
O exercício físico não é a salvação de tudo, mas ele não é negociável, é imprescindível e primordial para a recuperação.
Respire fundo, planifique o que você precisa para atingir seu objetivo, levante a cabeça e cerque-se de pessoas certas para te ajudar nessa caminhada, permita ser ajudado e viva cada segundo com persistência.
Não importa qual será o final, aproveite a jornada para reconstruir a sua percepção sobre você mesmo. Se você deixar de ser protagonista da sua vida, há mais chances de você não chegar onde quer. Seu corpo não é frágil, mas ele aceita tudo o que você dá a ele.
Não se mantenha da mesma forma, não se preserve igual, sofra modificações, permita estar onde seu coração se sentir a vontade, onde sua alma se sinta livre para ser quem é, onde seu espirito respira leve, onde sua mente se sinta sã, assim o seu corpo não será julgado e não sofrerá. O que a alma sofre, o corpo padece e a dor persiste.
Conteúdo: OCP NEWS