Raio-X da Política
O Pirogue da Diplomacia
Nesta terça-feira (23), no plenarinho da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, acontece a instalação da Frente Parlamentar Santa Catarina–Polônia. A iniciativa, proposta pelo deputado Ivan Naatz (PL), pretende fortalecer relações legislativas, econômicas, culturais e educacionais entre o Estado e o país europeu. Uma pauta nobre, internacional e cheia de boas intenções. Enquanto isso, para muitos catarinenses, a principal relação bilateral continua sendo entre o cidadão e a fila do serviço público. Mas hoje o prato principal é o pirogue com certeza.
O que se espera
O que se espera de uma boa administração pública é algo relativamente simples: educação funcionando, saúde atendendo e serviços básicos entregando resultados. Durante muitos anos, São Bento do Sul conseguiu ser referência justamente por manter essas duas áreas andando de mãos dadas. Era o tipo de parceria que dava orgulho de mostrar para quem vinha de fora.
O que realmente acontece
Hoje, educação e saúde parecem ter pedido divórcio. Enquanto a educação continua colecionando premiações e reconhecimentos, a saúde acumula reclamações, filas e insatisfação. Uma realidade que não aparece em cerimônias de entrega de certificados, mas que pode ser encontrada facilmente nas salas de espera.
O que realmente acontece II
Recentemente fui marcar um exame no laboratório municipal. O atendimento estava previsto até as 15 horas. Cheguei às 14h30. Trinta minutos depois, junto com outros pacientes, recebi a notícia de que não haveria mais atendimento devido ao horário. No dia seguinte, retornei ao meio-dia e aguardei até 13h45 para ser atendido. A surpresa veio depois: exame de sangue foi agendado para daqui a 60 dias. Em mais de três décadas morando em São Bento do Sul, confesso que nunca havia presenciado uma espera desse tamanho para algo tão básico.
Fogo amigo
Parece que a vereadora Terezinha Dybas (PSD) perdeu parte do encanto junto a uma ala do PL de São Bento do Sul, mas perante a outros grupos tem total respeito e apoio. Nos bastidores, alguns que antes a tratavam como coadjuvante passaram a observá-la com mais atenção depois do anúncio de sua pré-candidatura a deputada federal. Política é assim: enquanto alguns enxergavam um voo de galinha, a vereadora resolveu apresentar plano de voo para altitude de cruzeiro.
Em defesa
A Secretaria Estadual de Controle Institucional e Apoio Jurídico do PT e a Secretaria Estadual de Mulheres do partido divulgaram notas de solidariedade à pré-candidata a deputada estadual Jaciara Machuga diante dos ataques misóginos e ofensivos que vem sofrendo. Infelizmente, em tempos de redes sociais, muitos confundem debate político com vale-tudo verbal. Discordar virou argumento; ofender virou estratégia.
Festival de Inverno
Campo Alegre prepara o 21º Festival de Inverno juntamente com a segunda edição da Festa Literarte. Entre os dias 3 e 5 de julho, cultura, esporte, gastronomia e literatura dividirão espaço numa programação que promete aquecer uma das cidades mais frias do Estado. E sem necessidade de CPI para descobrir quem trouxe o frio.
Alistamento Militar
A Prefeitura de Campo Alegre lembra aos jovens que completam 18 anos em 2026 sobre a obrigatoriedade do alistamento militar até 30 de junho. É aquele momento da vida em que muitos descobrem que o governo sabe exatamente onde encontrá-los quando existe prazo para cumprir.
Fortalecendo o agricultor
Em Papanduva, a Secretaria de Desenvolvimento Rural segue realizando entregas de calcário para produtores rurais. Pode parecer pouco para quem vive no asfalto, mas no campo é exatamente esse tipo de apoio que faz a diferença entre a produtividade e a dificuldade.
Conselho Municipal de Turismo
Papanduva abriu inscrições para a composição do Conselho Municipal de Turismo. A iniciativa busca garantir participação popular na definição das políticas para o setor. Afinal, turismo não se faz apenas com belas paisagens. Também exige planejamento, organização e, principalmente, alguém disposto a participar das reuniões.
Cuque premiado
Monte Castelo tem motivos para comemorar. A propriedade J’s P conquistou o terceiro lugar no Festival do Cuque do Contestado com uma receita de doce de leite de búfala. Em tempos de tanta polarização política, o cuque continua sendo uma das raras unanimidades regionais.
Turismo em Santa Terezinha
O Morro do Taió vem atraindo cada vez mais visitantes interessados em sua história e beleza natural. O movimento já desperta a busca por investimentos e melhorias que possam transformar o local em uma referência turística ainda maior.
Turismo em Santa Terezinha II
E quem pensa que Santa Terezinha se resume ao Morro do Taió está enganado. O município também oferece uma verdadeira vitrine da gastronomia colonial. Pirogue, mel, pitaya e diversos produtos artesanais ajudam a explicar por que muitos visitantes chegam por curiosidade e voltam por gula.
Festa do Mel
A 16ª Festa Regional do Mel está chegando. E como 2026 é ano eleitoral, o evento deve registrar uma curiosa migração de políticos para a região. Alguns aparecerão para prestigiar a festa. Outros para prestigiar os eleitores. O desafio será descobrir quem é quem.
Ivan Naatz em Santa Terezinha
Na próxima quinta-feira (25), o deputado Ivan Naatz estará em Santa Terezinha para encontro com lideranças na Colônia Ruthes. O parlamentar tem demonstrado atenção ao município e recentemente nomeou Mariza Amorim, esposa do vereador Evaldo Bauer (MDB), como assessora parlamentar na Alesc para auxiliar na articulação das demandas locais.
Sessão Solene
Santa Terezinha deverá viver um momento histórico no dia 18 de julho. Por iniciativa do vereador Jonas Wojciechowski (PSD), a Câmara realizará uma sessão solene para homenagear os cidadãos e lideranças estaduais que participaram do processo de emancipação do município. Em tempos em que muitos correm atrás de likes, será uma oportunidade de lembrar aqueles que correram atrás da emancipação e melhorias para o cidadão.
Frase da Semana
Na política, o problema não é quando o cidadão precisa atravessar o oceano para estreitar relações com a Polônia. O problema é quando precisa atravessar dois meses de espera para fazer um exame de sangue.