Santa Terezinha marca presença na criação da Frente Parlamentar Santa Catarina–Polônia na Alesc
Uma expressiva comitiva de Santa Terezinha participa nesta terça-feira (23) da solenidade de instalação da Frente Parlamentar Santa Catarina–Polônia, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), em Florianópolis. O grupo é liderado pela prefeita Valquiria Schwarz e conta com a presença de vereadores Claúdio Drozdeck, Evaldo Bauer e Pascoal Schultz, do secretário municipal de Esportes e cultura Rodrigo Symczacka, dos representantes da cultura polonesa no município, Evaldo e Olga Drosdek, além do assessores parlamentares da Alesc, Ivan Carlo e Mariza Amorin.
A Frente Parlamentar foi criada por proposição do deputado estadual Ivan Naatz (PL) e tem como objetivo incentivar e fortalecer as relações bilaterais entre Santa Catarina e a Polônia, promovendo intercâmbios nas áreas legislativa, econômica, social, cultural e educacional.
A solenidade oficial de instalação acontece às 17 horas, no plenário da Assembleia Legislativa, com a presença do cônsul-geral da República da Polônia no Brasil, Wojcieh Baczynski, representantes da embaixada polonesa e lideranças de municípios catarinenses que mantêm fortes vínculos históricos com a imigração polonesa. Também estão previstas apresentações e participações de grupos artísticos e folclóricos ligados à tradição polonesa.
Para a prefeita Valquiria Schwarz, a participação de Santa Terezinha no evento reforça a importância da preservação das raízes culturais do município.
“Santa Terezinha também é berço da cultura polonesa em Santa Catarina. Temos uma história construída por famílias que ajudaram a desenvolver nossa cidade e que mantêm vivas suas tradições. Essa aproximação com a Polônia é de suma importância para fortalecer e valorizar nossa identidade cultural, além de abrir novas oportunidades de intercâmbio e cooperação”, destacou a prefeita.
A presença da comitiva demonstra o compromisso do município com a valorização da herança polonesa, reconhecendo o papel fundamental da imigração na formação da comunidade local. A expectativa é que a nova Frente Parlamentar contribua para ampliar ações voltadas à preservação da cultura, ao desenvolvimento de projetos conjuntos e à aproximação entre Santa Catarina e a Polônia.
Com forte influência da colonização polonesa, Santa Terezinha busca consolidar sua participação nas iniciativas que promovem a memória, as tradições e o legado deixado pelos imigrantes, fortalecendo os laços históricos que unem o município ao país europeu.