Santa Terezinha marca presença na criação da Frente Parlamentar Santa Catarina–Polônia na Alesc

Santa Terezinha marca presença na criação da Frente Parlamentar Santa Catarina–Polônia na Alesc

Uma expressiva comitiva de Santa Terezinha participa nesta terça-feira (23) da solenidade de instalação da Frente Parlamentar Santa Catarina–Polônia, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), em Florianópolis. O grupo é liderado pela prefeita Valquiria Schwarz e conta com a presença de vereadores Claúdio Drozdeck, Evaldo Bauer e Pascoal Schultz, do secretário municipal de Esportes e cultura Rodrigo Symczacka, dos representantes da cultura polonesa no município, Evaldo e Olga Drosdek, além do assessores parlamentares da Alesc, Ivan Carlo e Mariza Amorin.

A Frente Parlamentar foi criada por proposição do deputado estadual Ivan Naatz (PL) e tem como objetivo incentivar e fortalecer as relações bilaterais entre Santa Catarina e a Polônia, promovendo intercâmbios nas áreas legislativa, econômica, social, cultural e educacional.

A solenidade oficial de instalação acontece às 17 horas, no plenário da Assembleia Legislativa, com a presença do cônsul-geral da República da Polônia no Brasil, Wojcieh Baczynski, representantes da embaixada polonesa e lideranças de municípios catarinenses que mantêm fortes vínculos históricos com a imigração polonesa. Também estão previstas apresentações e participações de grupos artísticos e folclóricos ligados à tradição polonesa.

Para a prefeita Valquiria Schwarz, a participação de Santa Terezinha no evento reforça a importância da preservação das raízes culturais do município.

“Santa Terezinha também é berço da cultura polonesa em Santa Catarina. Temos uma história construída por famílias que ajudaram a desenvolver nossa cidade e que mantêm vivas suas tradições. Essa aproximação com a Polônia é de suma importância para fortalecer e valorizar nossa identidade cultural, além de abrir novas oportunidades de intercâmbio e cooperação”, destacou a prefeita.

A presença da comitiva demonstra o compromisso do município com a valorização da herança polonesa, reconhecendo o papel fundamental da imigração na formação da comunidade local. A expectativa é que a nova Frente Parlamentar contribua para ampliar ações voltadas à preservação da cultura, ao desenvolvimento de projetos conjuntos e à aproximação entre Santa Catarina e a Polônia.

Com forte influência da colonização polonesa, Santa Terezinha busca consolidar sua participação nas iniciativas que promovem a memória, as tradições e o legado deixado pelos imigrantes, fortalecendo os laços históricos que unem o município ao país europeu.

João Vianna

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *