Nova Frente Parlamentar na Alesc valoriza cultura regional da imigração polonesa
Por proposição do deputado Ivan Naatz (PL), foi confirmada a constituição e a instalação na Alesc da Frente Parlamentar Santa Catarina –Polônia com o objetivo de incentivar e desenvolver as relações bilaterais com o Estado e o país europeu, tanto na área legislativa bem como no fomento das relações e intercâmbio econômico, social, cultural e educacional.
A solenidade de instalação oficial está marcada para esta terça, 23, às 17h, no plenário da Assembleia e deve contar com a presença do Cônsul –Geral da República da Polônia no Brasil, Wojcieh Baczynski, além de representantes da embaixada polonesa, bem como de municípios com ligações histórico- culturais e de imigração, incluindo grupos artísticos e folclóricos.
O deputado Ivan Naatz justifica que as relações comerciais entre Santa Catarina e a Polônia, atual 20ª economia do mundo, estão em nova fase de expansão, impulsionadas pelo avanço das negociações para o mercado comum entre o Mercosul e a União Europeia, fortalecidas pelos laços históricos de imigração que existem com algumas regiões do Estado, como no caso dos municípios de Brusque, Papanduva, Itaiópolis, Canoinhas, Porto União, Botuverá e Rio dos Cedros.
“Neste sentido , o parlamento catarinense pode e deve dar sua contribuição para ampliar essas relações de intercâmbio e comerciais tendo em vista também a nossa forte base industrial e portuária”, afirma.
Além de Naatz , farão parte da Frente Parlamentar também os deputados Mário Motta (PSD), Fabiano da Luz (PT), Volnei Weber (MDB) e Sargento Lima (PL).